A Trupe Artemanha de Investigação Urbana, em parceria com o Sesc Santo Amaro, realizam a 5ª Edição do FESTCAL – Festival de Teatro do Campo Limpo, importante projeto que acontece totalmente na periferia de São Paulo desde 2006.
DIA 20 DE NOVEMBRO (SÁBADO):
10h Cortejo com Grupos Participantes
11h - BURACO D`ORÁCULO - A FARSA DO BOM ENGANADOR (Praça do Campo Limpo – Próximo ao Terminal de ônibus do Campo Limpo)
15H - NÚCLEO PAVANELLI - FORRÓQUE, SAMBA, POP E OUTROS TOQUES NOS QUINTAIS DO MEU BRASIL(Praça do Campo Limpo – Próximo ao Terminal de ônibus do Campo Limpo)
17H - TRUPE OLHO DA RUA – TERRA PAPAGALLI (Praça do Campo Limpo – Próximo ao Terminal de ônibus do Campo Limpo)
19H30 – CIA. LEVANTE - BIELSKI (CEU Casablanca – Rua João Damasceno, s/nº – Próximo ao Hospital do Campo Limpo)
DIA 21 DE NOVEMBRO (DOMINGO):
11H - CIA. DOS INVENTIVOS - CANTEIROS(Praça do Campo Limpo – Próximo ao Terminal de ônibus do Campo Limpo)
15H – GRUPO TRILHOS URBANOS – BUMBA MEU FUSCA, UMA PARÓDIA MUSICAL(Praça do Campo Limpo – Próximo ao Terminal de ônibus do Campo Limpo)
17H - POMBAS URBANAS - HISTÓRIAS PARA SEREM CONTADAS(Praça do Campo Limpo – Próximo ao Terminal de ônibus do Campo Limpo)
19H – DEBATE: TEATRO COMUNIDADE E TEATRO POLÍTICO - COM ARTICULADORES PARTICIPANTES DO V FESTCAL (Espaço Nathalia Rosemburg – Praça do Campo Limpo)
21H30 – GRUPO EQUUS BIPES - GROGOTÓ (ESPAÇO ARTEMANHA DE TEATRO - Estrada do Campo Limpo, 2706)
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE CADA APRESENTAÇÃO:
BURACO D`ORÁCULO - A FARSA DO BOM ENGANADOR
Nesta adaptação, dr. Calafanje, advogado falido e sua espalhafatosa esposa Nuculote, convencem o inescrupuloso comerciante, Salabaeto, a vender um tecido fiado para fazer um vestido para ela. Quando o comerciante vai cobrar a mercadoria, o advogado enganador executa sua arte de enganar as pessoas.
Adaptação e Direção: Atílio Garret
Elenco: Adailton Alves, Edson Paulo Souza, Lu Coelho e Selma Pavanelli
20 de Novembro – 11h - Praça do Campo Limpo
NÚCLEO PAVANELLI - FORRÓQUE, SAMBA, POP E OUTROS TOQUES NOS QUINTAIS DO MEU BRASIL
Os ritmos musicais da cultura popular, a descontração das cenas que apresentam o cotidiano do povo provoca o riso e a reflexão sobre nossa sociedade. Propõe um estranhamento das anormalidades que habitam as relações humanas e revelam suas contradições. O Núcleo Pavanelli vai às ruas festejar o teatro popular e expressar sentimentos a partir do lúdico e dos símbolos para celebrar o teatro de rua.
Dramaturgia e Direção: Criação Coletiva
Elenco:Anderson Areias, Dany Ivan, Lucas Branco, Marcella Brito, Marcos Pavnelli e Simone Brites Pavanelli
Participação especial: Monobanda – Roger Duran
20 de Novembro – 15h - Praça do Campo Limpo
TRUPE OLHO DA RUA – TERRA PAPAGALLI
O espetáculo que acontece ao ar livre é um ritual festivo que narra a estória de um pária quinhentista. Pai de nosso caráter degredado de nossa história temperada com os mesmos condimentos que norteiam a cultura política brasileira de que padecemos até hoje. É diante dessa aventura épica gastronômica, que a Trupe Olho da Rua, apresenta ”Terra Papagalli”, um romance de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, adaptado por Zeca Sampaio e Trupe Olho da Rua.
Uma itinerância com o ar de expedição teatral, percorrendo as terras que um dia foram dominadas por um certo bacharel de Cananéia, também conhecido por Cosme Fernandes.
Texto: José Roberto Torero e Marcus Aurellius Pimenta
Adaptação - Zeca Sampaio e Trupe Olho da Rua
Direção - Caio Martinez Pacheco
Elenco - Alan Plocki, Anna Fecker, Caio Martinez Pacheco, João Paulo Pires, João Luiz Pereira, Raquel Rollo e Rogério Ramos
20 de Novembro – 17h - Praça do Campo Limpo
CIA. LEVANTE - BIELSKIOuvir
Ler foneticamente
Dicionário - Ver dicionário detalhado
Bielski conta a história de uma família que durante o holocausto, que matou mais de seis milhões de judeus durante a II Guerra Mundial, conseguiu organizar uma unidade de resistência judaica contra a Alemanha nazista, em território inimigo, e salvar centenas de judeus da morte. Em 1941, após o assassinato de seu pai pelas forças nazistas, os três irmãos agricultores – Túvia, Asael e Zus – se esconderam nas florestas da região e passaram a abrigar amigos e parentes também perseguidos pelos alemães.
A ‘Unidade Bielski’ se transformou num conjunto esparso de pessoas dedicadas a resgatar judeus e contra-atacar as forças invasoras. Um desses espetáculos que a História não pode ignorar. Ao final da guerra, mais de 1200 judeus foram libertados do extermínio, após uma vivência que espelha simetricamente a imagem de Moisés a levar seus companheiros para uma nova Terra Prometida – aqui, em meio à floresta
Dramaturgia e Direção: Antônio Rogério Toscano
Assistente de Direção: Juliana Monteiro
Elenco: Cleide Mariano, Conrado Gallucci, Cristiano Meirelles, Daniela Cavagis e Felipe Gomes Moreira
20 de Novembro – 19h30 - CEU Casablanca – Rua João Damasceno, s/nº – Próximo ao Hospital do Campo Limpo
CIA. DOS INVENTIVOS – CANTEIRO
A fome faz o Homem!
Em uma época de celebridades tão instantâneas quanto vazias, o espetáculo CANTEIRO coloca em cena as ‘diversas fomes’ do chamado “homem comum”. No horário de almoço em um canteiro de obras, operários estabelecem um divertido jogo teatral para falar sobre a possibilidade de se ESCOLHER O QUE SE COME, a fabricação de alguns dos heróis da história oficial, os anônimos heróis do povo, o conhecimento que não se encontra nos livros, a violência e sobre a sede por justiça. E através das histórias servidas ao público, histórias feitas a partir de uma livre leitura da obra ‘Viva o Povo Brasileiro’ de João Ubaldo Ribeiro, a Cia dos Inventivos homenageia os milhões de heróis brasileiros que constroem diariamente, este país.
Dramaturgia: Cia. dos Inventivos
Dramaturgista: Daniela Rosa
Direção Geral: Edgar Castro
Assistente de Direção: Daniela Rosa
Elenco: Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Marcos Di Ferreira, Maria Texeira e Rômulo Albuquerque
21 de Novembro – 11h - Praça do Campo Limpo
GRUPO TRILHOS URBANOS – BUMBA MEU FUSCA, UMA PARÓDIA MUSICAL
O enredo preserva as figuras arquetípicas e míticas dos personagens originais do folguedo “O Bumba meu Boi”, Mateus e Catirina. No Bumba meu Fusca, Mateus é um migrante recém chegado a São Paulo, que aqui veio alimentado pelo sonho utópico de que "dinheiro se colhe no chão". Sua namorada Catirina, já instalada na cidade, revela as dificuldades de sobreviver na cidade grande.
A tentação capitalista, o abandono, o desemprego, o jeitinho para viver, são mostrados alegoricamente, permeado de muita música e danças Urbano regionais.
Dramaturgia: Dorberto Carvalho
Direção: Ednaldo Freire
Elenco: Claudia Campos, Evie Milani, Érica Ribeiro, Fernanda Gonsales, Jorge Peloso, Lucas Sancho e Manfrini Fabretti
Músicos: Adriana Mello, Luis Vitor Maia, Marcos Coin e Verlúcia Nogueira
21 de Novembro – 15h - Praça do Campo Limpo
POMBAS URBANAS - HISTÓRIAS PARA SEREM CONTADAS
Tocando e cantando, um grupo de atores vai de cidade em cidade, de praça em praça, representando o jogo da vida. Numa linguagem vibrante, eles contam histórias incríveis de pessoas comuns, como do homem que virou cachorro e do camelô que ganhava a vida no grito e morria de dor de dente. São eles culpados ou inocentes de seus destinos? Com humor e violência as histórias revelam situações absurdas criadas na luta pela sobrevivência que pipocam e desaparecem. A rua, hoje palco do espetáculo, é o cenário cotidiano destas tragédias, comédias e dramas urbanos que muitos não querem ver. Seja por um pão, ou por nosso próximo sonho, nosso sangue se derrama neste ringue. Nascemos e morremos todos os dias. Mesmo que estas histórias aparentem estar distante de nós ou ser pura invenção, cuidado! Toda prontidão é pouca... Porque se ainda não aconteceu com você, um dia pode acontecer!
Dramaturgia: Oswaldo Dragún
Direção: Hugo Villavicencio
Assistente de Direção: Paulo Carvalho Júnior
Elenco: Adriano Mauriz, Paulo Carvalho Júnior, Juliana Flory Lúcia, Marcelo Palmares, Marcos Kaju, Ricardo Big e Natali Santos
21 de Novembro – 17h - Praça do Campo Limpo
GRUPO EQUUS BIPES – GROGOTÓ
Os contos do livro GROGOTÓ!, de Evandro Affonso Ferreira, são textos urbanos que narram situações e fatos do nosso cotidiano. As histórias desenvolvidas pelo autor, quase sempre focadas no tema da morte transmitem um humor muito refinado, com uma delicadeza na abordagem do tema, personagens riquíssimos e grandes na sua construção. GROGOTÓ! tem uma literatura criativa e arrojada, diferenciada dos demais textos. Evandro nos oferece uma obra educacional e teatral, com linguagem própria e diferenciada, sem cair no comum. Os personagens apresentam o seu drama ao leitor através de pessoas simples, entre eles, um sapateiro idoso, que ainda se sente vivo para amar; um cobrador de ônibus, com seu amor platônico; a enfermeira assassina; a velha abandonada no asilo; um papagaio entre outros. Os textos de Evandro têm um desfecho inesperado e surpreendente, um vocabulário inovador, saboroso e inédito do nosso dia a dia. A violência, o amor, a morte, o medo, a saudade, a vingança e a solidão são alguns temas abordados no universo de GROGOTÓ!
Dramaturgia: Evandro Affonso Ferreira
Direção: Jorge José
Assistente de Direção: Andreia Santos
Elenco: Amaral Karl, Andréia Santos, Paloma de Oliveira e Renato Marques
21 de Novembro – 21h30 - ESPAÇO ARTEMANHA DE TEATRO - Estrada do Campo Limpo, 2706
* Se chover, os espetáculos de rua serão realizados no Espaço Cultural Nathalia Rosemburg (em frente à Praça do Campo Limpo)
REALIZAÇÃO: TRUPE ARTEMANHA DE INVESTIGAÇÃO URBANA, SESC SANTO AMARO
APOIO INSTITUCIONAL: SUBPREFEITURA DO CAMPO LIMPO, COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO, CEU CASABLANCA
Programação extraída do blog http://www.trupeartemanha.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Já leu algum desses livros? Tem alguma duvida? Precisa de Informação? Deixe seu comentário! (: