quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aniversário da biblioteca: três anos de reinauguração!



É... há três anos atrás, numa manhã de domingo, estávamos reinaugurando nossa biblioteca!

Aproveitamos este momento para agradecer a todos e todas que contribuiram de alguma forma para que este projeto se tornasse realidade. Agradecemos a todos e todas, principalmente à juventude, que contribuem para que, a cada dia, ele seja realidade! Muito obrigado!

Manter a biblioteca apenas com o trabalho voluntário tem sido desafiador nestes três anos (e agora estamos  tentando buscar um modelo misto de trabalho remunerado e voluntário). Sabemos que apesar da leitura e da cultura nem sempre serem valorizadas pelo poder público e pela sociedade, nosso trabalho é extremamente importante para o desenvolvimento do nosso bairro.

Hoje nossa biblioteca circulante conta com um acervo aproximado de 3000 itens. Já foram realizados mais de 2600 empréstimos e contamos com mais de 480 usuários cadastrados.


Além da biblioteca circulante, a biblioteca é espaço de lazer, disponibilizando jogos para crianças, jovens e adultos e é também um ponto de cultura em que já foram realizadas 23 atividades passando pela cultura popular, dança, música, teatro, cinema, literatura, estímulo à leitura, artesanato entre outras...

Outro serviço prestado pela biblioteca é a distribuição gratuita da revista Em Cartaz (da secretaria de cultura de São Paulo) com a programação cultural da cidade.  Soma-se a isso, a divulgação em nosso mural e também através do blog e do twitter ( http://twitter.com/bibliotecavalo ) de algumas atividades culturais, educativas e outras de interesse da juventude...


Ainda temos muito o que conquistar! E este ano temos muitos sonhos e desejos em que vamos trabalhar para se tornarem concretos, contando sempre com a generosidade dos voluntários, dos parceiros e da comunidade. Por isso, pedimos a Deus, de tantas raças, nomes e cores, que ilumine nossas mentes e nossos corações, para que sensíveis à realidade em que estamos inseridos, possamos agir com criatividade para transformá-la, a fim de colaborar na conquista e manutenção do direito ao acesso, fruição e produção cultural a serviço da vida e da solidariedade. "Gente simples, em lugares sem importância, fazendo coisas pequenas, transformam o mundo".





Atividades realizadas pela Biblioteca Comunitária Espaço Jovem Alexandre Araújo Chaves de fevereiro de 2008 a fevereiro de 2011

2008

Contação de estórias – 22/3/2008 – contadora: Maria Mota.

Teatro de mamulengos – abril a julho de 2008 - Coordenado por Wellington Couto, os jovens desenvolveram seus mamulengos reciclando garrafas PET e realizaram diversas apresentações para crianças e jovens da comunidade. O enredo foi baseado no livro "A verdadeira história dos três porquinhos", de Jon Scieszka, publicado pela Companhia das Letrinhas

Oficina de mamulengos – 9 e 26/7/2008 – três turmas (duas para crianças e uma para jovens e adultos). Coordenação: Wellington Couto. Equipe: Maikon, Geovani, Pedro e Carlos.

Apresentação da peça “A Brava” –12/7/2008 - grupo Brava Companhia.


 Sarau ecológico – julho/2008 – praça do Valo Velho.

 













Apresentação do grupo de Folia de Reis da Associação Monte Azul – 6/12/2008.

Forró ao vivo com o grupo Quarteto Matuto – 13/12/2008.

 













Oficina de arte para construção de presépios com materiais recicláveis – 15 a 19/12/2008 – direção: Wellington Couto.

Contação de estórias natalinas – 21/12/2008. Contadores: Maria Mota, Jair Pires e Paula Gomes.


2009

Apresentação do violinista Pedro Fernandes – 24/1/2009.

Apresentação de dança contemporânea com o grupo Diversidança – 8/2/2009.

Sarau A Poesia no Rap – 14/2/2009 – local: pátio da EE Sebastião de Moraes Cardoso.

Mutirão da Cidadania 2009 – 22/3/2009 – evento em comemoração ao primeiro ano de reinauguração da biblioteca e de 13 anos de sua fundação. Mais de duzentos voluntários, um dia inteiro com mais de 50 atividades gratuitas de promoção social, cultura, educação e esporte e lazer.
  • equipe de promoção social: Paula Gomes, Simone Souza, Maria Yvany, Tiago, Ariana e seu filho Miguel (que acompanhou tudo no ventre de sua mãe nasceu no início de março);
  • equipe de educação: Wellington Couto, André Calasans, Ricardo Gil, Silvana, Ana, Solange, Jeferson;
  • equipe de cultura: Maikon Vasconcelos e Joelma Coutinho;
  • equipe de esporte e lazer: Daiane Moreira e Janaína Araújo;
  • equipe de organização geral: Jair Pires, Maria Mota, Cleuza Maria, Pe. Edilson, Maria Yvany e Francisca Domingues.
Parceiros: ABRASA, CDHEP, Mix Music Arts, CIC Feitiço da Vila, CEU Feitiço da Vila, Associação de Parques (André), UBS Luar do Sertão, UBS Valo Velho, NUASA, Pastoral da Sobriedade, União Antialcoólica Brasileira, Embelleze, ISA, Centro de Referência da Mulher de Embu, Casa Sofia, vereador Donato, deputado estadual Rui Falcão, deputado federal Zaratini e Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra.

Oficina de Maculelê – 5/7/2009 – 11 participantes – direção: Jair Pires.

Apresentação da roda de capoeira Angola com o grupo Irmãos Guerreiros – 18/7/2009 – local: quadra da EE Sebastião de Moraes Cardoso.

Folia de Reis – 24/12/2009 a janeiro/2010 – 15 foliões. Coordenação: Jair Pires, Jadir Borba, Juliano Pires de Borba e José Correa.


2010
1º Torneio de Guitar Hero – 11/4/2010- participação de 10 jogadores. Coordenação: Maikon e Wellington.

1º Torneio de Pro Evolution Soccer (PES 2010) – 26/6/2010 – participação de 22 jogadores. Coordenação: Wellington e Maikon.

Rock na biblioteca “Chega de Violência e Extermínio de Jovens” – 31/7/2010 - show com as bandas: Sexo Virtual, Los Faces e Monstertrukk. Seleção de bandas: Maikon Vasconcelos.

 












Filma Vida – mostra de cinema na biblioteca “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”. – sábados do mês de agosto de 2010. Filmes exibidos: Pro dia nascer feliz (direção João Jardim), O Contador de Histórias (direção Luiz Villaça), Nenhum motivo explica a guerra (direção Cacá Diegues) e Uma onda no ar.Seleção de filmes e organização: Jair Pires, Maikon Vasconcelos, Wellington Couto e Daiane Moreira.

Apresentação da peça “Este lado para cima – isto não é um espetáculo ” – 12/9/2011 - grupo Brava Companhia. Coordenação: Jair Pires, Wellington Couto, Maikon Vasconcelos e Daiane Moreira.
 










Visita ao Sacolão das Artes para assistir a apresentação da peça “O Errante ” – 18/9/2011 - grupo Brava Companhia. Coordenação: Jair Pires, Wellington Couto, Maikon Vasconcelos e Daiane Moreira.

Folia de Reis – 19/12/2010 a 6/1/2011 – 17 famílias visitadas. Coordenação: Jair Pires, Jadir Borba, Juliano Pires de Borba e José Correa.




Um comentário:

  1. Parabens EJAAC muitas felicidades muitosa anos de atividade rsrs

    ResponderExcluir

Já leu algum desses livros? Tem alguma duvida? Precisa de Informação? Deixe seu comentário! (: